domingo, 9 de maio de 2010

Dica de livro...


Ensaio sobre a cegueira


O livro conta a história de pessoas “normais” vivendo seu cotidiano, mas de repente um homem é acometido de uma cegueira branca, fora do comum, logo várias pessoas são contagiadas e as autoridades colocam eles em quarentena num manicômio desutilizado. Desses, ganham destaque o primeiro cego, a mulher do mesmo, uma rapariga, um velho, um menino estrábico, um médico de olhos e sua mulher que durante todo o livro é a única que consegue enxergar tornando-se assim os olhos dos leitores.
A partir do momento em que são trancafiados, eles passam por um processo de desumanização. Com a chegada novas pessoas todos os dias a luta pela sobrevivência passa a ser constante. Graças a um incêndio provocado por uma cega para se vingar de um grupo controlador que abusou de todas as mulheres da quarentena, os cegos do manicômio consegue sair dali guiados pela mulher do medico.
Ao sair, se deparam com algo surpreendente: todos estão cegos. A cidade está um caos e a única que consegue enxergar toda a destruição é a mulher do medico que ainda possui forças para abriga-los em sua casa e ainda buscar alimentos para dar ao seu pequeno grupo o que comer.
Quando todos estão na casa do medico, o primeiro cego volta a enxergar, depois sua mulher, o velho, a rapariga, o menino estrábico e por fim o medico.
O livro de Saramago nos mostra o quanto estamos sujeitos a ser acometidos por essa cegueira social que nos faz desumanos. Onde a luta pela sobrevivência e pelo poder nos faz agir como animais irracionais e viver na podridão.

Autor: SARAMAGO, JOSE
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA - ROMANCES

Um comentário:

  1. Nossa Nat!!! Muita coisa interessante por aqui!!! Vou ter que ler o livro do José Saramago e ler melhor isso aqui! Parabéns pelo blog! tá ótimo!

    ResponderExcluir