domingo, 8 de abril de 2012

Dica de livros: Dom Casmurro


Dom Casmurro – Machado de Assis

SINOPSE:
“Um homem calado e metido, verdadeiro Casmurro e achava-se muito nobre, quase um Dom, nada mais justo que sua vizinhança o chamasse de Dom Casmurro” e ela “Capitu, dona dos olhos oblíquos e dissimulados”.
A história conta que depois de perder seu primeiro filho Dona Glória fez uma promessa que se o nascesse um filho, ela faria dele um padre em agradecimento a Deus, mas nem tudo é de nossa vontade, Bentinho, seu filho se apaixonou perdidamente por sua vizinha, Capitu. Mesmo tendo se encontrado as escondidas com Capitu por diversas vezes e ambos jurarem amor eterno, Bentinho foi para o seminário onde conheceu Escobar, um amigo que encontrou no seminário e era o único que ele podia contar sobre seu amor por sua vizinha.
Escobar querendo ajudar Bentinho teve a grande idéia que conseguiu tirar o menino do seminário, levar a promessa ao pé da letra; sem mais a obrigação de ser padre, ambos saíram do seminário. Bentinho casou-se com sua amada e seu amigo também fez família, Ezequiel Escobar teve uma filha que colocou o nome de Capitu, e depois de muitas tentativas Bento e Capitu tiveram um filho que colocaram o nome de Ezequiel, e então começaram os problemas.

COMENTÁRIO:
Um livro perturbador e envolvente, Machado de Assis, segura os leitores até o fim com essa narrativa, cada pessoa que lê tem uma visão diferente sobre Bentinho, Capitu e Escobar; mesmo depois de ler passa-se muito tempo pensando se realmente houve traição ou Bentinho era louco?! Tirem suas próprias conclusões!!!
Dizem as más línguas que este romance foi baseado em fatos que o próprio autor viveu, um possível triangulo amoro com a mulher de José de Alencar seu amigo intimo, cujo filho Marcelo de Alencar tem as iniciais de Machado de Assis... Seria verdade? Assim como no livro tudo depende de uma questão de interpretação.
Nota: 10
Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário